ESTUDANDO A PALAVRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Provérbios 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Provérbios 1 Empty Provérbios 1 5/8/2015, 19:32

Higo


Admin

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel,
2 para conhecer a sabedoria e a instrução; para entender as palavras que dão entendimento;
3 para instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade;
4 para dar prudência aos simples, e conhecimento e bom senso aos jovens.
5 Que os ouçam também o sábio, para que aumente seu conhecimento, e o que entende, para que adquira habilidade
6 para compreender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios e seus enigmas.
Cuidado com os pecadores
7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento. Os insensatos, porém, desprezam a sabedoria e a instrução.
8 Meu filho, ouve a instrução de teu pai e não desprezes o ensino de tua mãe.
9 Pois serão como uma coroa de graça para tua cabeça, ou colares para teu pescoço.
10 Meu filho, se os pecadores quiserem te seduzir, não permitas.
11 Se disserem: Vem conosco; armemos uma emboscada para matar alguém; fiquemos de tocaia contra o indefeso para nos divertir;
12 vamos engoli-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova;
13 encontraremos todo tipo de bens preciosos e encheremos nossas casas com despojos.
14 Vem conosco; teremos tudo em comum.
15 Meu filho, não sigas o caminho deles; desvia-te de suas veredas,
16 pois os pés dos pecadores correm para o mal, e eles se apressam a derramar sangue.
17 De fato, não faz sentido estender a rede diante de uma ave que está à espreita.
18 No entanto, os pecadores se põem em emboscadas contra seu próprio sangue e espreitam a própria vida.
19 São assim as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela tira a vida dos que a possuem.
Convite e exortação da sabedoria
20 A sabedoria grita nas ruas e levanta sua voz nas praças.
21 Clama do alto dos muros e profere suas palavras à entrada das portas e na cidade:
22 Ó insensatos, até quando amareis a insensatez? Até quando os que zombam se alegrarão na zombaria? Até quando os tolos odiarão o conhecimento?
23 Se vos converterdes pela minha repreensão, derramarei sobre vós o meu espírito e vos revelarei as minhas palavras.
24 Mas, porque clamei, e recusastes, porque estendi a mão, e ninguém deu atenção;
25 mas, pelo contrário, desprezastes todo o meu conselho e fizestes pouco caso da minha repreensão;
26 eu também rirei no dia da vossa calamidade e zombarei, quando o terror vos sobrevier
27 como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, quando a aflição e a angústia chegarem.
28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; ansiosamente me buscarão, mas não me encontrarão.
29 Porque menosprezaram o conhecimento e rejeitaram o temor do SENHOR,
30 não aceitaram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 Portanto, comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos.
32 Porque o desvio dos tolos os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.
33 Mas quem me der ouvidos viverá seguro e estará tranquilo, sem medo do mal.

http://templodasalvação.foruns.com.pt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Compartilhe este Tópico!

Url directa
BBcode
HTML